Sobre a Revista
O CAIE 2024 - Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação será realizado no modelo híbrido, nos dias 27, 28 e 29 novembro de 2024, no Campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, e na internet, nos canais do evento.
Trata-se da quinta edição de um congresso que vai se consolidando como um importante fórum de discussão da EDUCAÇÂO, com foco na acessibilidade e inclusão. E que pode contribuir com o avanço da política nacional de educação, sobretudo para a educação de pessoas em situação de vulnerabilidade e com necessidades especiais.
O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes, instituições de ensino e pesquisa, gestores da educação e demais interessados na temática do evento.
O tema central do evento, sintonizado com as mudanças sociais e evolução da tecnologia será “A EDUCAÇÃO DO FUTURO E O FUTURO DA EDUCAÇÃO" que busca entender, debater e divulgar o estado da arte, as políticas, os projetos e a prática do cotidiano escolar, em todos os níveis de ensino, com vistas a aumentar eficiência dos processos educativos, favorecer a permanência dos estudantes na escola, garantir a aprendizagem, acessibilidade e a inclusão de todas as pessoas, com vistas à redução das desigualdades.
O tema colocará em evidência o impacto do uso maciço das Tecnologias da Informação e comunicação, as TICs, potencializadas pela entrada em cena das ferramentas de inteligência artificial.
Nesse ambiente em mutação, o Brasil tem feito importantes esforços para implementar uma educação de qualidade para todos, o que implica também em trazer para o mundo escolar contingentes antes excluídos e que precisam de atenção diferenciada para que possam realmente usufruir os benefícios da escola, da educação e da sociedade.
E nesse sentido, o CAIE 2024 oferece uma oportunidade de troca e comunicação entre todos os interessados na Educação, e especialmente para aqueles preocupados com a qualidade da educação oferecida para ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIAS e para grupos minoritários. Pessoas que merecem e precisam de um acolhimento especial e respeito para se desenvolverem plenamente.