Impacto do uso das TDICS na educação inclusiva dos idosos, proposta na ODS 4
Palavras-chave:
Tecnologia da informação e comunicação, direito dos idosos, Proposta ODS 4Resumo
O avanço das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)
tem revolucionado diversos aspectos da sociedade contemporânea, inclusive o campo educacional. Este artigo explora o impacto dessas tecnologias no desenvolvimento educacional dos idosos, promovendo uma educação inclusiva conforme proposto na Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, especificamente no ODS 4. Esta
pesquisa tem com o objetivo verificar a relação entre o nível educacional dos idosos e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, identificando os principais desafios enfrentados por eles na adoção e utilização dessas tecnologias, com a finalidade de explorar estratégias para promover a inclusão digital destes por meio do uso efetivo das TDICs. Para alcance dos objetivos, a metodologia utilizada foi o estudo de caso realizado no CRAS da Cidade do Cabo de Santo Agostinho, com abordagem mista, combinando elementos qualitativos e quantitativos, foi elaborado um questionário online para a respectiva coleta de respostas. Os principais resultados encontrados mostram que é crucial investir em abordagens inclusivas que permitam aos idosos aproveitar as vantagens da tecnologia digital para promover seu desenvolvimento educacional e enfatizam a importância urgente de criar e oferecer programas educacionais acessíveis aos idosos, especialmente para aqueles com
acesso limitado às Tecnologias de Informação e Comunicação (TDICs).