Edições anteriores
-
REI - Revista da Educação Inclusiva
v. 1 n. 01 (2024)A revista REI - revista da Educação Inclusiva é uma publicação bi-anual com objetivo de publicar os textos submetidos ao CAIE - congresso de acessibilidade e Inclusão na Educação.
O CAIE teve sua primeira edição em 2016 e vai se consolidando como um importante fórum de discussão da EDUCAÇÂO, com foco na acessibilidade e inclusão, e que pode contribuir com o avanço da política nacional de educação, sobretudo para a educação de pessoas em situação de vulnerabilidade e com necessidades especiais.
O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes, instituições de ensino e pesquisa, gestores da educação e demais interessados na temática do evento.
O tema central do CAIE 2024 foi " A Educação do futuro e o futuro da Educação, sintonizado com as mudanças sociais e a evolução da tecnologia, e busca entender, debater e divulgar o estado da arte, as políticas, os projetos e a prática do cotidiano escolar, em todos os níveis de ensino, com vistas a aumentar eficiência dos processos educativos, favorecer a permanência dos estudantes na escola, garantir a aprendizagem, acessibilidade e a inclusão de todas as pessoas, com vistas à redução das desigualdades.
Nesse ambiente em mutação, o Brasil tem feito importantes esforços para implementar uma educação de qualidade para todos, o que implica também em trazer para o mundo escolar contingentes antes excluídos e que precisam de atenção diferenciada para que possam realmente usufruir os benefícios da escola, da educação e da sociedade.
E nesse sentido, o CAIE oferece uma oportunidade de troca e comunicação entre todos os interessados na Educação, e especialmente para aqueles preocupados com a qualidade da educação oferecida para ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIAS e para grupos minoritários. Pessoas que merecem e precisam de um acolhimento especial e respeito para se desenvolverem plenamente.