PRÁTICAS DE AEE PARA ALUNOS COM TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM E SAÚDE: UMA ANÁLISE DE METODOLOGIAS INCLUSIVAS

Autores

  • Karolyne Moreira Lima de Abreu Faculdade Aliança do Maranhão Autor

Palavras-chave:

Transtornos de aprendizagem, Necessidades de saúde, Educação inclusiva

Resumo

Objetivo: Este estudo visa avaliar as práticas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) que consideram as necessidades de saúde de estudantes com transtornos de aprendizagem em um município da região central do Brasil, utilizando uma abordagem descritiva e qualitativa. Resultados: As práticas inclusivas são essenciais, mas enfrentam barreiras significativas, como a limitação de recursos e a formação insuficiente dos profissionais, o que compromete a eficácia do AEE. Considerações Finais: É fundamental desenvolver estratégias para fortalecer o AEE e garantir suporte adequado a todos os estudantes. Recomenda-se a implementação de formação continuada para educadores e a alocação de recursos financeiros para criar um ambiente educacional mais acessível.
Palavras-

Biografia do Autor

  • Karolyne Moreira Lima de Abreu, Faculdade Aliança do Maranhão

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Norte do Paraná(2024), graduação em Educação especial pela Universidade Norte do Paraná(2024), graduação pela Universidade Federal de Campina Grande(2022), especialização em Direito e Processo Previdenciário pela Gran Centro Universitário(2023), especialização em ensino da geografia, meio ambiente e história pela Universidade Norte do Paraná(2024), Ensino Médio, segundo grau, pelo Colégio Nossa Senhora do Carmo(2016) e aperfeiçoamento em ABA no TEA - Aplicador ABA pelo Instituto Neuro Cursos(2024). Tem experiência na área de Direito.

Publicado

2025-04-11