Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio: Aprendizados do/no Processo de Orientação

Autores

  • Profa. Dra. Rita Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás (IFG), Jataí, GO, Brasil Autor
  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza Instituto Federal de Goiás (IFG), Jataí, GO, Brasil Autor
  • Prof. Dr. Aladir Ferreira da Silva Junior Instituto Federal de Goiás (IFG), Jataí, GO, Brasil Autor

Palavras-chave:

Pesquisa científica, Jovens pesquisadores/as, Ensino e aprendizagem

Resumo

Durante o desenvolvimento de uma pesquisa de iniciação científica diversos são os desafios apresentados tanto ao/à orientador/a quanto ao/à orientando/a. O problema tratado neste artigo, para além da pesquisa científica em si, discute o processo de orientação de pesquisa científica no âmbito do Programa de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM). Por meio de uma pesquisa quanti-qualitativa,  de caráter exploratório, realizada por meio de análise bibliográfica e documental, a partir de metodologias, recursos tecnológicos e desafios suscitados, apresentam-se reflexões a respeito do processo de orientação de pesquisa no ensino médio, com destaques de aprendizados docentes decorrentes do processo, descritos em editais, normativas, e os aprendizados consolidados no processo vivenciado com o/a orientando/a. Como resultado dessas reflexões, pondera-se que o PIBIC-EM constitui uma política educacional potente para o desenvolvimento da Ciência no Brasil e em contexto mais restrito, no ambiente escolar, traz um movimento de aprendizagens para o/a orientador/a. Conclui-se que o processo de orientação no PIBIC-EM provoca deslocamentos na práxis do/a orientador/a  consolidando aprendizados no/do processo.

Biografia do Autor

  • Profa. Dra. Rita Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás (IFG), Jataí, GO, Brasil

    Doutora em Estudos Linguísticos na área de concentração Linguística Aplicada pelo Programa de Estudos Linguísticos da Universidade Estadual Paulista (Unesp)- Câmpus São José do Rio Preto (2015). Possuo graduação em Letras, Licenciatura Português/ Espanhol pela Universidade Federal de Goiás (2001) e mestrado em Letras e Linguística nessa mesma universidade em 2004, especialização em Educação a Distância pelo SENAC/DF (2008) e em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho (2011). Também, tecnóloga em Processos Gerenciais pela Universidade Cruzeiro do Sul (2021). Atualmente, sou professora efetiva no Instituto Federal de Educação de Goiás - IFG/Câmpus de Jataí. Atuo, em sala de aula, no ensino e aprendizagem de língua espanhola, políticas públicas educacionais e fundamentos teóricos e práticos da formação de professores. A partir de 2022, integro o corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Goiás Câmpus Jataí. Realizo tradução português/espanhol e espanhol/português. Sou membro do Núcleo de Pesquisa Informática na Educação (NINE) do Instituto Federal de Goiás, Câmpus Jataí. Pesquiso o uso de tecnologias (digitais) na Educação, metodologias de pesquisa para/na Educação Profissional Tecnológica, políticas educacionais sobre inclusão. 

  • Maria Aparecida Rodrigues de Souza, Instituto Federal de Goiás (IFG), Jataí, GO, Brasil

    Pós-doutoranda em Engenharia da Computação (UFG). Possui doutorado em Educação (Universidad de Santiago de Compostela - Espanha/2021) e também mestrado na mesma área (PUC Goiás/2013). Tem especialização em Letramento Informacional (UFG/2016). É graduada em Biblioteconomia (UFG/1995) e graduação em Curso superior de Licenciatura: Formação Pedagógica para Graduação (IFG/2020). Atualmente é bibliotecária-documentalista no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura em biblioteca, pesquisa científica, letramento informacional e digital, gênero, educação e trabalho. Integrou a comissão pedagógica do PNLD 2022 - avaliação de livros literários infantis

  • Prof. Dr. Aladir Ferreira da Silva Junior, Instituto Federal de Goiás (IFG), Jataí, GO, Brasil

    Graduado em Ciência da Computação pela FIMES (Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior). Especialista em Docência do Ensino Superior pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Especialista em Informática na Educação pela UFLA (Universidade Federal de Lavras). É mestre em Tecnologia pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). É doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Campus Jataí. Tem experiência na área de Computação, com ênfase em Algoritmos e Linguagens, atuando principalmente nos seguintes temas: EaD, Sistemas de Informação, Informática na Educação, Modelagem Instrucional, Learning Design. É líder do grupo de pesquisas NINE (Núcleo de Informática na Educação). É coordenador do curso de Especialização em Informática na Educação do IFG - Campus Jataí. Integrante da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (2023-2025). Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Ex-editor-chefe da Revista Tecnia (publicação científica do IFG). Ex-membro titular docente na primeira composição do Conselho Superior do IFG.

Publicado

2025-04-11