Criação de uma plataforma digital com atividades de AVDs na APAE de Canoinhas - SC
Palavras-chave:
Deficiência intelectual, Escovação dentária, Plataforma digitalResumo
As tecnologias de Informação e Comunicação podem possibilitar e facilitar o processo do ensino e aprendizagem, auxiliando com um conjunto significativo de possibilidades a serem utilizadas no cotidiano dos educandos. Quando falamos de atividades de vida diária, estas são as habilidades básicas que aprendemos relacionadas ao autocuidado e higiene. Quando se trata de pessoas com deficiência intelectual, estas habilidades não são adquiridas naturalmente e devem ser ensinadas com frequência, para que estes indivíduos possam adquiri-las. Assim, o objetivo principal deste trabalho foi criar uma plataforma digital, que aborda assuntos relacionados a cuidados pessoais, de vida diária utilizando tarefas lúdicas como vídeos, jogos e quizzes, para que assim, esses assuntos possam ser trabalhados com os educandos com deficiência intelectual, e utilizar essa plataforma, validando-a como recurso de ensino com alunos com deficiência intelectual em algumas turmas da APAE de Canoinhas, SC. Trabalhamos as habilidades de hábitos de escovação dentária de forma correta. As turmas do SEVIL Costura, SEVIL Fita Tusa, Serviço de Convivência , SAE TEA, SAE I e SAE IV foram as turmas selecionadas para o estudo. Dentro deste estudo podemos mencionar que dos participantes da experiência, 52 possuem deficiência intelectual moderada e outros 8 com deficiência intelectual leve. Considerando os objetivos desta pesquisa, é possível afirmar que houve uma melhoria significativa no desempenho funcional de escovação dentária dos participantes desta pesquisa com o uso da Plataforma Digital desenvolvida pelos autores.