Educação Inclusiva em Educação a Distância: colocando em prática uma nova forma de inclusão

Autores

  • Gian Giermanowicz Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS, Brasil Autor
  • Cristina Spengler Azambuja Instituto Casagrande (ICG), Curitiba, PR, Brasil Autor
  • Diane Serpa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Butiá, RS, Brasil Autor
  • Karine Buglione Campos Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil Autor
  • Thalita Mendes Crespo Departamento Nacional do SESC (SESC), Rio de Janeiro, RJ, Brasil Autor

Palavras-chave:

Educação à distância, Educação de jovens e adultos, Educação inclusiva

Resumo

A educação inclusiva busca integrar pessoas com deficiência à sociedade em igualdade de condições. No contexto escolar, especialmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade a distância (EAD), a inclusão é uma necessidade legal e um tema debatido. Este trabalho apresenta estratégias de ensino transdisciplinar aplicadas a um aluno com deficiência intelectual no curso SESC EAD EJA, envolvendo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e qualificação profissional em Produtor Cultural. O projeto, desenvolvido no primeiro semestre de 2024 com apoio do polo presencial, gerou resultados positivos em aprendizado, socialização e desenvolvimento do aluno.

Publicado

2025-04-11