Necessidades específicas na comunicação inclusiva: uma alternativa utilizando metodologia low-code e comunicação aumentativa e alternativa

Autores

  • Gabriel de Paula Baroni Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Autor
  • Tardelli Ronan Coelho Stekel Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Autor
  • Ana Clara de Freitas Biagioni Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Autor
  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Autor
  • Alexssandro Ferreira da Silva Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) Autor

Palavras-chave:

Inclusão Educacional, FlutterFlow, Tecnologia Assistiva, Transtorno do Espectro Autista, Comunicação Aumentativa e Alternativa

Resumo

A comunicação é extremamente importante para a vida social do ser humano, possibilitando vários processos como o compartilhamento de informações, sentimentos e o aprendizado. Entretanto, muitas pessoas não conseguem se comunicar de maneira eficiente por diversas razões, como alguns casos de pessoas no Transtorno do Espectro Autista. Além disso, os processos de inclusão em salas de aulas regulares nem sempre são estruturados e favorecem o aprendizado deste público. Neste escopo, o presente projeto, visa mostrar uma forma de flexibilização curricular para o ensino de Funções Nitrogenadas, presentes nas Aminas, através das moléculas de humor. Para isso, construiu-se uma prancha das moléculas do humor em um software com linguagem low-code associada à Comunicação Aumentativa e Alternativa, que se mostra um recurso muito promissor para minimizar tal lacuna. A combinação da CAA, em forma de pranchas com o método low-code, em um aplicativo gratuito, permite a construção e o acesso de um ambiente de comunicação inclusiva, possibilitando processos de ensino e aprendizagem flexibilizados e inclusivos. O software encontra-se em fase inicial de desenvolvimento e apesar das Tecnologias Assistivas serem um fator contribuinte, não se pode generalizar sua eficácia para todos os usuários. 

Publicado

2025-04-11