Experiências humanizadoras de formação continuada docente realizadas pelos próprios pares em escolas do Norte Pioneiro paranaense (2014-2024)

Autores

Palavras-chave:

Roda de conversa, Profissionais da Educação, Formação Continuada, Formação na escola, Cuidado de Si e do Outro

Resumo

Propõe-se uma roda de conversas a partir de quatro itinerários formativos desenvolvidos no âmbito do nosso Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) da UTFPR, que tem se beneficiado muito de propostas de investigações de profissionais em atuação na Educação Básica. Esses percursos trataram do modo como acolher e desenvolver a autonomia de alunos e de formadores. Partem da luta dos educadores da região, pela valorização da categoria, pelo reconhecimento das diferenças e do pluralismo, assim como pela busca coletiva, por modos de estarmos juntos, de forma pertinente, e comprometidos com a aprendizagem de todos e, assim, de nós mesmos. Em seus percursos, Andreia Aparecida, Joseli Maria e Jacqueline promoveram "a escola da Educação Básica" como lugar e tempo da humanização, da aprendizagem e da convivência entre diferentes. Nesta roda, após uma breve exposição, a ideia principal é a de ouvir as experiências e vivência dos colegas a respeito do compromisso com um acolhimento amplo e generoso, assim como quanto às experiências formativas realizadas nas instituições escolares e pelos pares. Recentemente, uma outra profissional da Educação Básica, Vanessa Cristina, promoveu a multiplicação da LIBRAS por egressas dos Cursos Técnico-Profissional de Ensino Médio em Magistério. Assim, espera-se compartilhar essas experiências de formação docente na escola com vistas ao acolhimento e ao cuidado de si e do outro. Como efeitos desses processos, o enriquecimento das experiências de orientação, de encontros do Grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Públicas (GPOPP) e das formações ofertadas presencialmente e mediada por tecnologias da informação.

Biografia do Autor

  • David da Silva Pereira, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Licenciatura em Matemática (C. Procópio) e PPGEN (C. Procópio e Londrina), Paraná, Brasil

    Formador de Professores (2010-2024) em Universidades como a UTFPR, Unifap e UFOP. Atua em Licenciatura e em Programa de Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN) - como membro pleno desde maio. 2014. Doutor em Ciência Política e Doutorando em Educação. Mestre em Educação e em Geografia. Licenciado em Pedagogia, Geografia, Filosofia e em Ciências Sociais. Bacharelo em Direito, Geografia, C. Sociais (Antropologia, Política e Sociologia). Foi supervisor de Ensino da Seduc-SP (2008-2012) e Professor da Educação Básica paulista (2000-2012), todos mediante aprovação em concurso público de provas e títulos. http://lattes.cnpq.br/7653898592619442

  • Andreia Aparecida Cavalheiro, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR)

    Mestre em Ensino (PPGEN-UTFPR, 2020). Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), Cidade, Santa Amélia, PR  País Brasil.

  • Jacqueline Hartmann Armindo, Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME-LD), Londrina, PR, Brasil.

    Mestre em Ensino (PPGEN-UTFPR, 2018). Doutoranda em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (Unopar). Professora da Secretaria Municipal de Educação de Londrina (SME-LD), Londrina, PR, Brasil.

     

  • Joseli Maria Jofre, Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), com sede na APAE, Abatiá, PR, Brasil

    Mestre em Ensino (PPGEN, UTFPR, 2021). Professora da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR), com sede na APAE, Abatiá, PR, Brasil

     

  • Vanessa Cristina Ariza, Secretaria Municipal de Educação de Corn´élio Procópio, Para´na, Brasil. 

    Mestre em Ensino (PPGEN, UTFPR, 2024). Licenciada em Pedagogia e em Libras. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Corn´élio Procópio, Para´na, Brasil. 

Publicado

2025-04-11