Análise de Acessibilidade Digital no Site do IFSP – Campus Cubatão: Estudo de Caso
Palavras-chave:
Acessibilidade Digital, Pessoas com deficiência, Inclusão social, Semântica HTML, Análise técnicaResumo
Desde 2015, através da Lei 13.146/2015, é assegurado e promovido, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. A mesma, expõe e delega à si, à sociedade e ao estado a responsabilidade em garantir o direito à comunicação, avanços tecnológicos e científicos e à informação para pessoas com deficiência (BRASIL, 2015). E, aspectos como esses são relevantes ao tratar de sites como o do IFSP - Campus Cubatão, pois, estamos lidando com informações que podem ser decisivas para a permanência e direito de pessoas com deficiência ao ensino na instituição. Este resumo expandido tem como objetivo analisar, numa óptica técnica, a acessibilidade e consistência dos conteúdos informativos das páginas do portal do Campus Cubatão visando verificar o pleno acesso de pessoas com deficiência a todo o conteúdo informativo. Foi mapeada e analisada a acessibilidade e recorrência de atualizações das páginas da aba “Alunos”, como amostra, através de plataformas de validação de acessibilidade digital e referenciais bibliográficos sobre o assunto; devido à importância das suas informações para instruir e informar pessoas vinculadas ou interessadas na instituição sobre diversos recursos disponíveis. Vide análise, é possível afirmar que a experiência da pessoa com deficiência nas páginas analisadas, foi fortemente afetada por problemas de estilização e semântica HTML.