Maquete como recurso didático para inclusão no ensino da geografia

Autores

  • Elaine da Silva Reges Universidade Federal de Pernambuco - UFPE Autor
  • Vânia Maria Tibúrcio Ramos Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Aprendizagem, Autismo, Metodologia

Resumo

O processo de inclusão escolar, que hoje ocupa um importante espaço nos debates da educação brasileira, é reflexo de muita luta em anos da história da educação. A observação da lacuna existente entre o discurso e a prática no âmbito da inclusão escolar, especificamente no caso dos alunos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este resumo expandido  tem como objetivo discutir os processos de inclusão de estudantes do TEA nas aulas de Geografia a partir da adoção de   procedimentos metodológicos para a construção de instrumentos didáticos sensoriais, neste caso uma maquete com diferentes cores, texturas e materiais. Estre trabalho aconteceu em uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco com alunos dos anos finais do ensino fundamental, onde foi construída uma maquete da bacia hidrográfica do rio Jaboatão. A utilização de recursos pedagógicos sensoriais no ensino da Geografia contribui para o desenvolvimento das noções espaciais e da compreensão dos conceitos geográficos a partir do entendimento Cartografia com uma forma de linguagem. O uso de metodologias ativas estimula o aluno no sentido da colaboração, do protagonismo, assimilação, compreensão e desenvolvimento de suas habilidades para uma aprendizagem significativa.

Biografia do Autor

  • Elaine da Silva Reges, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

    Graduada em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - Licenciatura Plena - Ano da Conclusão 2005 Possuo MBA em Administração Pública pela Faculdade Estácio do Recife - Ano da Conclusão 2015 Especialização em Gestão Pública pelo Instituto Federal de Pernambuco - Ano da Conclusão 2018 Especialização em Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Luís - Ano de Conclusão- 2021Mestranda em Ensino de Geografia pela Universidade Federal de Pernambuco - 2023 até o momento. Professora Efetiva da Rede Estadual de Pernambuco em efetivo exercício. Professora Efetiva da Rede Municipal de Jaboatão dos Guararapes em efetivo exercício. Professora celetista da Secretaria de Educação de Pernambuco: 2014 - 2017Professora substituta em colégios da rede particular de ensino - 2007 -2011

Publicado

2025-04-11