Maquete como recurso didático para inclusão no ensino da geografia
Palavras-chave:
Aprendizagem, Autismo, MetodologiaResumo
O processo de inclusão escolar, que hoje ocupa um importante espaço nos debates da educação brasileira, é reflexo de muita luta em anos da história da educação. A observação da lacuna existente entre o discurso e a prática no âmbito da inclusão escolar, especificamente no caso dos alunos do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Este resumo expandido tem como objetivo discutir os processos de inclusão de estudantes do TEA nas aulas de Geografia a partir da adoção de procedimentos metodológicos para a construção de instrumentos didáticos sensoriais, neste caso uma maquete com diferentes cores, texturas e materiais. Estre trabalho aconteceu em uma escola da rede municipal de Jaboatão dos Guararapes no estado de Pernambuco com alunos dos anos finais do ensino fundamental, onde foi construída uma maquete da bacia hidrográfica do rio Jaboatão. A utilização de recursos pedagógicos sensoriais no ensino da Geografia contribui para o desenvolvimento das noções espaciais e da compreensão dos conceitos geográficos a partir do entendimento Cartografia com uma forma de linguagem. O uso de metodologias ativas estimula o aluno no sentido da colaboração, do protagonismo, assimilação, compreensão e desenvolvimento de suas habilidades para uma aprendizagem significativa.