Estratégia pedagógica inclusiva para alunos no transtorno do espectro autista: ensino de formas geométricas planas

Autores

  • Gabriel Kawabe de Lima Ferreira Colégio Anglo Alphaville/IFSP(voluntário) Autor
  • Alexssandro Ferreira da Silva IFSP campus jacareí Autor
  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira IFSP campus jacareí Autor

Palavras-chave:

Autismo, Scratch, Ensino inclusivo, Comunicação aumentativa, Comunicação alternativa, Geometria plana

Resumo

A Educação Inclusiva tem sido debatida na atualidade, especialmente no âmbito educacional. Em contrapartida à existência de Legislações que pré determinam essa inclusão, ainda há muito que se estudar sobre sua realidade nas escolas, pois há carência de materiais didáticos, ausência de formação docente especializada, além da precariedade ou escassez de espaços de inclusão, como as salas de recursos multifuncionais. Neste aspecto, o presente trabalho visa apresentar um projeto construído para o ensino de formas geométricas planas, para alunos autistas, nível de suporte 2, que tenham ausência ou dificuldade na comunicação oral. Para suprir essa deficiência, utilizou-se a Comunicação Aumentativa e Alternativa e o processo de analogia das figuras geométricas com objetos cotidianos das crianças. O projeto é um jogo lúdico, construído na Plataforma Scratch, onde o aluno pode jogar enquanto aprende, possui uma temporalidade personalizada, podendo  usuário, retroceder ou avançar nos cenários, de acordo com sua necessidade. Há também a inserção de frases de reforços positivos, que parabenizam o aluno a continuar quando acerta uma questão ou a tentar novamente quando a erra. O intuito do jogo é a identificação das formas geométricas e sua
relação com formas de objetos do cotidiano do aluno. Apesar da ludicidade e adaptações inclusivas contidas no jogo, não é possível afirmar que todas as crianças no espectro desenvolvam seus conhecimentos sobre a temática através desta tecnologia, podendo ser necessárias maiores adaptações e suporte pedagógico. 

Biografia do Autor

  • Alexssandro Ferreira da Silva, IFSP campus jacareí

    Atua no Instituto Federal campus Jacareí como técnico de tecnologia da informação  e colaborador em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Cursa pedagogia EAD pela Univesp e é mestrando em educação pela Unicamp.

  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira, IFSP campus jacareí

    Atua no Instituto Federal campus Jacareí como docente na disciplina de química e coordenadora em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Cursa pedagogia EAD pela Univesp e é doutoranda em educação pela Unicamp.

Publicado

2025-04-11