Aprendizado e ludicidade: higiene básica para crianças no transtorno do espectro autista

Autores

  • Maria Wianney Miranda Almeida Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí Autor
  • Alexssandro Ferreira da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí Autor
  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí Autor

Palavras-chave:

Comunicação Aumentativa e Alternativa. Transtorno do Espectro Autista. Higiene Básica. Plataforma Scratch.

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento, as funções executivas e o desenvolvimento cognitivo do sujeito. Como a  higiene básica é uma necessidade de todo o ser humano, estudos que visam melhorar a qualidade de vida de indivíduos com TEA, são de suma importância. Neste escopo, o presente projeto tem como objetivo ensinar crianças com TEA como ocorre a utilização do banheiro, de maneira didática e lúdica, integrando a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) às possibilidades e ferramentas da Plataforma Scratch. Ao integrar essas duas possibilidades, é possível proporcionar melhoras nas funções executivas e comunicativas de pessoas com TEA,  e a realização de atividades cotidianas de forma autônoma. No projeto, a forma de utilizar o banheiro para meninos e meninas foi abordada  de maneira individual, devido às características corporais dos indivíduos. O projeto possibilita não somente o aprendizado interativo, mas cria a possibilidade da criança verificar os conhecimentos adquiridos,  através dos cenários de desenvolvimento. A utilização de figuras auxilia a criança na comunicação, através de uma forma alternativa à comunicação oralizada, com o uso da CAA. Embora este projeto piloto tenha características promissoras para auxiliar crianças com TEA em sua independência para executar tarefas cotidianas e desenvolver um método de comunicação, não pode ser utilizado como única metodologia para o aprendizado, além disso, são necessários maiores estudos para avaliar a generalização das habilidades de comunicação adquiridas com seu uso.

Biografia do Autor

  • Alexssandro Ferreira da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí

    Atuação Profissional: Servidor Público Federal no cargo de Técnico de Tecnologia da Informação no setor da CAE (Coordenadoria de Apoio ao Ensino) no IFSP de Jacareí. Cursando: Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp e Pedagogia (EAD) pela Univesp. Cursos Concluídos: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFSP de Jacareí (03/2024); Pós Graduação: Educação Empreendedora pela (03/2017 a 09/2019) - Polo de Santa Isabel/SP e Gestão Pública Municipal (03/2017 a 09/2019) - Polo de Monte Sião/MG, ambas pela UFSJ/MG; Técnico em Informática (2012-2014) - Polo Pouso Alegre/MG pelo campus do IFSULDEMINAS. Graduação em Administração de Empresas - FADMINAS (2003-2007). Atuação Pesquisa: colaborador em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão usando CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) e Scratch para alunos com inclusão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os trabalhos desenvolvidos são voltados para questões sociais, ciências da natureza e Química, juntamente à profa. Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira (coordenadora do projeto), servidora do IFSP Jacareí/SP e doutoranda no mesmo programa stricto sensu pelo PECIM.

  • Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Jacareí

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP (2004) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atuação como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Gestão Ambiental na Faculdades Integradas Asmec. Atuação como Técnica de laboratório na Universidade Federal de Alfenas. Atuação como professora de Quimica e Fisica em colégios da rede particular de ensino a nivel médio. Pesquisas de Iniciação científica na área de cadinho cerâmico, oxido de estanho, sinterização, fusão de vidros e otimização, pesquisa a nível de pós graduação na area de resíduos químicos e ensino de quimica. Atualmente atua como professora de Química no IFSP CAMPUS JACAREÍ. Coordeno 2 projetos de pesquisa, 2 de ensino e 1 de extensão, na área de Inclusão de alunos com TEA, atuo como revisora de projetos de Pesquisa e extensão da Instituição (IFSP),

Publicado

2025-04-11