Inclusão na Realidade Aumentada (RA): Aplicações Educacionais Acessíveis

Autores

  • Ana Paula De Oliveira Ramos SENAC RS - Distrito Criativo Autor
  • Felipe da Silva Rieger SENAC RS - Distrito Criativo Autor
  • João Pedro de Oliveira Cidade SENAC RS - Distrito Criativo Autor
  • Leonardo Grübel Strey SENAC RS - Distrito Criativo Autor
  • Gabriel Antonielli Carvalho Farias SENAC RS - Distrito Criativo Autor
  • Ramiro Thoma Rockenbach SENAC RS - Distrito Criativo Autor

Palavras-chave:

Acessibilidade, Realidade aumentada, Tecnologia assistiva

Resumo

A realidade aumentada (RA) tem o potencial de transformar o ensino ao proporcionar experiências interativas e imersivas para os alunos. Este trabalho investiga o uso da RA como uma ferramenta para promover a inclusão educacional, com ênfase na acessibilidade. A pesquisa envolveu uma revisão teórica sobre acessibilidade e RA, além da escolha de tecnologias como o Meta Quest 2 e o Unity3D. Foram desenvolvidas ferramentas adaptativas, incluindo "Speech to Text" e "Sound Direction", que visam facilitar a interação de estudantes com deficiência. Testes com usuários e contribuições de especialistas revelaram que a RA pode aumentar consideravelmente o envolvimento e a compreensão de alunos com necessidades especiais, sobretudo no ambiente escolar. Os achados destacam a importância do design universal na criação de experiências educacionais acessíveis e indicam que estudos futuros devem focar na integração de tecnologias assistivas para maximizar os benefícios educacionais. Este estudo fornece uma base promissora para a melhoria contínua de práticas pedagógicas inclusivas, sublinhando o impacto positivo da tecnologia na promoção de uma educação mais acessível e equitativa.

Publicado

2025-04-11