O ensino de biologia e a inclusão escolar: o auxílio do estagiário no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Marcos José Souza Silva Universidade Federal do Espírito Santo Autor
  • Prof. Dr. Agda Felipe Silva Gonçalves Universidade Federal do Espírito Santo - CCAE Autor https://orcid.org/0000-0001-5875-5842

Palavras-chave:

Estágio em Ciências Biológicas. Ensino Médio. Inclusão escolar.

Resumo

 Este estudo, busca relatar a experiência da vivência de estágio nas aulas de biologia, auxiliando dois alunos com deficiência do terceiro ano do ensino médio. O pensamento de inferioridade que esses alunos sofrem no ambiente escolar, condena os mesmo a uma situação de não aprendizagem, sendo essa a principal justificativa para o desenvolvimento da pesquisa. O estagiário buscou auxiliar os alunos com deficiência a participarem efetivamente das aulas, compreendendo durante a sua experiência, situações no ensino que influenciaram na participação dos mesmos durante as aulas. Os resultados observados confirmam que a participação efetiva dos sujeitos da pesquisa estava relacionada com as intervenções do estagiário, proporcionando meios para que esses alunos
 participassem das atividades, contribuindo no processo de aprendizagem. Com base nas análises dos dados é possível concluir que para ocorrer uma real aprendizagem, além do apoio de um profissional auxiliando os alunos com deficiência, é necessário que se estabeleça aulas realmente inclusivas, com modificações específicas pensando nas características dos alunos com deficiência. Reconhecendo que o processo de inclusão é de extrema importância para os demais alunos, auxiliando na aprendizagem da turma como um todo.

Publicado

2025-04-11