Um estudo sobre as percepções de professores sobre inclusão escolar, laudos médicos e formação continuada
Palavras-chave:
Educação, Formação continuada, Inclusão escolar, Laudo médico, práticas pedagógicasResumo
Este estudo examinou como a interação de professores da educação básica com laudos médicos durante sua formação continuada influencia suas concepções e práticas pedagógicas no contexto da inclusão escolar. A pesquisa utilizou uma abordagem fenomenológica com método misto, envolvendo 24 professores de Belo Horizonte e região metropolitana. Os dados foram coletados através de questionários online aplicados em dois momentos distintos e um grupo focal com 14 participantes. A análise incluiu metodologia de análise de conteúdo e testes não paramétricos de Wilcoxon e Spearman. Os resultados indicaram que os professores reconhecem a importância de incluir o estudo de laudos médicos em sua formação continuada para orientar práticas pedagógicas inclusivas. A análise de conteúdo gerou três categorias principais: inclusão escolar, formação continuada, e o papel do laudo médico no processo de ensino-aprendizagem. O teste de Wilcoxon corroborou mudanças significativas nas percepções dos professores. Concluiu-se que o estudo e compreensão dos laudos médicos durante a formação continuada têm um impacto positivo na prática pedagógica inclusiva. No entanto, a pesquisa também destacou que a inclusão escolar é um processo contínuo que requer constante inovação e adaptabilidade.