Análise Fenomenológica dos impactos do diagnóstico no contexto do autismo: uma revisão narrativa

Autores

  • Letícia Xavier Bretas Marzagão Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP Autor
  • Profa. Dra. Ana Laura Schliemann Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP Autor

Palavras-chave:

Diagnóstico, Autismo, Família, Estresse emocional, Fenomenologia

Resumo

A presente pesquisa guia-se pela abordagem fenomenológica, que prioriza descrições no lugar de explicações. Considerando o aumento dos diagnósticos de TEA, é relevante buscar os impactos emocionais e sociais do processo diagnóstico que afetam a criança e sua família. O objetivo geral deste estudo foi, portanto, a partir de uma revisão bibliográfica narrativa, realizar um levantamento de artigos sobre os impactos após um diagnóstico de autismo, para então, refletir sobre a possibilidade de analisá-los a partir da ótica fenomenológica. Foram selecionados 9 artigos para leitura integral. Os resultados apontaram que a maior parte das famílias experiencia sentimentos de luto, culpa e estresse, além de alterações significativas nas estruturas familiares e na rotina. As mais afetadas por esses impactos são as mães. Além disso, a maioria dos artigos menciona estigmatização e preconceitos vivenciados por essa população, o que pode levar ao isolamento social. Apenas um artigo menciona os impactos do diagnóstico para a criança. Conclui-se a necessidade de mais pesquisas que abordem as implicações do diagnóstico para as crianças; além de promover práticas em saúde que tenham a família como centro, para um acompanhamento do processo de readaptação emocional e social. Ademais, conclui-se que a fenomenologia pode contribuir significativamente para a compreensão dos fenômenos relacionados ao TEA.

Biografia do Autor

  • Letícia Xavier Bretas Marzagão, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

    Atualmente é estudante de psicologia na PUC-SP. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Infantil.

  • Profa. Dra. Ana Laura Schliemann, Pontifícia Universidade Católica - PUC-SP

    Atualmente cursando Pós-Doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2023). Especialista em Educação para Profissões da Saúde pela Universidade Federal do Ceará (2015). Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003); mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Atua em consultório particular como Psicóloga. Assistente doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo assim como docente dos cursos de Medicina e Psicologia. Chefe do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento Humano da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: criança, morte, qualidade de vida, família e saúde e pessoas com deficiência.

Publicado

2025-04-11