Desafios da Inclusão: Rompendo com o Capacitismo no ambiente escolar
Palavras-chave:
Inclusão escolar, Capacitismo, Acessibilidade, Educação inclusiva, Direito dos estudantes com deficiênciaResumo
A inclusão de estudantes com deficiência no ambiente escolar enfrenta desafios, muitas vezes exacerbados pelo capacitismo, que reforça barreiras estruturais, pedagógicas e sociais. Este artigo analisa os principais obstáculos à inclusão plena no contexto educacional, com foco nas atitudes capacitistas que marginalizam esses estudantes. A pesquisa revisa a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) e avalia lacunas na implementação das políticas públicas de inclusão. São discutidas barreiras físicas, pedagógicas e atitudinais que afetam o desenvolvimento acadêmico e social desses estudantes, revelando que, apesar dos avanços normativos, as práticas inclusivas ainda não se consolidaram. O estudo enfatiza a necessidade de formação continuada de educadores e gestores, essenciais na desconstrução do capacitismo e na promoção de um ambiente acessível. O impacto do capacitismo nas atitudes de professores e colegas é analisado, destacando a importância de uma mudança de mentalidade para a promoção de uma cultura inclusiva. Além disso, avalia-se o papel das tecnologias assistivas no ensino, ressaltando a importância de políticas que garantam acesso equitativo. Em conclusão, o artigo defende que romper com o capacitismo requer uma transformação cultural e pedagógica que assegure a participação plena de todos os alunos.