Interdisciplinaridade entre literatura negra e biologia no ensino médio: aplicação da Lei nº 10.639/03 a partir da Pedagogia Histórico-Crítica
Palavras-chave:
Lei 10.639/2003. Racismo. Ensino de Ciências.Resumo
O presente artigo aborda um projeto de pesquisa sobre as relações étnico-raciais e ensino de ciências dentro da sala de aula por meio de um estudo qualitativo. O objetivo desta pesquisa consiste em verificar por meio da revisão de literatura os trabalhos já realizados sobre a interdisciplinaridade da Literatura e o ensino de ciências na disciplina de Biologia. A metodologia empregada é com base na proposta didática para a pedagogia histórico-crítica, desenvolvida por Gasparin (2012). A fundamentação teórica compreende os estudos de Nilma Gomes, Djamila Ribeiro, Aníbal Quijano, Boaventura de Sousa Santos e a escrita aubiográfica de Carolina Maria de Jesus. Espera-se promover uma proposta didática decolonial a partir da interdisciplinaridade entre as disciplinas de Literatura e Biologia a fim de possibilitar ao aluno outras percepções sobre o fazer científico, além de também combater as práticas racistas socialmente naturalizadas e replicadas