Educação especial e a formação de professores: uma revisão sistemática da abordagem dos anais do cbee-2023
Palavras-chave:
Formação de Professores. , Educação Especial e Inclusiva. , Docência. , Flexibilização Curricular., Humanização.Resumo
A docência é uma carreira que possui suas complexidades em torno do forma-se professor, que não pode ser resumida a uma simples formação na área, para atuar em sala de aula, sendo necessária uma formação específica, a licenciatura. Além da formação docente, outro fator primordial são as demandas sociais, como a Educação Especial e Inclusiva (EEI). Neste escopo, o presente trabalho, visou, através de uma revisão dos trabalhos publicados nos Anais do 10º Congresso Brasileiro de Educação Especial, explorar as características da formação de professores no âmbito da EEI. Foram analisados 25 trabalhos, categorizados em formação inicial, formação continuada e espaços formativos. Os trabalhos mostraram a feminização do magistério, a contribuição quase que totalitária de Instituições públicas em termos de pesquisa, irregularidade e baixa carga horária de disciplinas formativas nos cursos de licenciatura para a EEI, a formação continuada como principal meio formativo, a necessidade de maior colaboração entre professores, formações direcionadas para a BNC-Formação, a existência de poucos trabalhos na formação inicial sobre a experiência formativa, baseando-se majoritariamente em análises documentais, falta de investimentos na formação continuada do professor, precarização do trabalho docente e a tendência capitalista na formação de professores. Como forma de contribuir para uma educação mais inclusiva e acessível, percebeu-se a importância do desenvolvimento de espaços formativos para o desenvolvimento de um trabalho coletivo, onde as reflexões críticas contribuem para a formação docente. Mas, ainda há necessidade de maiores investimentos em políticas públicas, cumprimento da legislação e principalmente humanização do processo educacional.