Monitoria Inclusiva no Curso de Medicina: Um Relato de Experiência
Palavras-chave:
Monitoria Inclusiva, Autismo, Ensino Medico, Necessidades Educacionais EspecificasResumo
A Monitoria Inclusiva proporciona um apoio pedagógico individualizado aos estudantes de graduação que possuem Necessidades Educacionais Específicas, com o objetivo de garantir aos discentes, independentemente de suas particularidades, o acesso pleno ao conhecimento, reduzindo assim as taxas de evasão e promovendo um ambiente acadêmico mais equitativo e acolhedor para todos. As atividades de monitoria inclusiva desempenham um papel crucial no desenvolvimento acadêmico, constituindo-se como um instrumento valioso na difusão do conhecimento cientifico. Desse modo, o presente trabalho relata a experiência no desenvolvimento das atividades como monitor inclusivo de uma discente autista na disciplina de Bases Celulares e Morfofisiológicas I do curso de Medicina da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), ministrada durante o primeiro semestre letivo de 2024. A monitoria desempenhou papel crucial e indispensável, revelando-se uma ferramenta pertinente e fundamental para o êxito da discente na disciplina, bem como o aumento da autonomia ao longo do período. Desse modo, a monitoria inclusiva oferece ao monitor experiências que vão além de sua rotina como estudante, desenvolvendo as habilidades de iniciação à docência. Além disso, aproxima o monitor ao professor na busca por métodos acessíveis e eficazes para apoiar o aprendizado do aluno assistido.