Autores
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Luis Fernando Martins Guieiro
Instituto Federal de Brasília
Autor
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Drª Carolina Torres Oliveira
Instituto Federal de Brasília
Autor
Palavras-chave:
Tecnologia assistiva. Educação inclusiva. Salas de recursos. Ensino adaptado. Ensino de espanhol.
Resumo
A Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) assegura a participação plena de todos os estudantes. A Política Nacional de Educação Especial prevê as Salas de Recursos Multifuncionais para criar ambientes educacionais inclusivos. O uso da tecnologia assistiva nas salas de recursos tem mostrado potencial para promover autonomia e inclusão. Esta pesquisa investigará o uso dessas tecnologias no ensino de espanhol no Centro Interescolar de Línguas de Brasília (CIL1), buscando explorar como elas contribuem para o processo de aprendizagem e inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas.
Biografia do Autor
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Luis Fernando Martins Guieiro, Instituto Federal de Brasília
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Drª Carolina Torres Oliveira, Instituto Federal de Brasília
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Brasília (2006), pós-graduação Lato Sensu em Orientação Educacional no Ensino Especial e Gestão e Docência no Ensino Superior (2009). Sob orientação da Prof Dr Albertina Mitjáns Martínez cursou o Mestrado em Educação (2010) e o Doutorado em Educação pela Universidade de Brasília (2018) na linha de pesquisa Escola, Aprendizagem, Ação Pedagógica e Subjetividade na Educação, eixo de interesse Criatividade e Inovação na perspectiva histórico-cultural. Tem experiência no Ensino Básico (educação infantil, anos iniciais, Educação de Jovens e Adultos); Técnico e Superior (cursos de licenciatura). Desde 2012 é servidora docente em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de Brasília (IFB). Está lotada no Campus Ceilândia e leciona componentes curriculares pedagógicas da Licenciatura em Letras-Espanhol. Também atua como docente do curso de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens do Campus Riacho Fundo. Foi proponente do curso de extensão intitulado Criatividade e Inovação na Aprendizagem e no Trabalho Pedagógico, do componente optativo Subjetividade, Criatividade e Imaginação na Educação e do projeto de ensino Entre crônicas e contos: a sala de aula além das palavras. Organizou um livro publicado na plataforma digital http://www.livrosdigitais.org.br, intitulado "Entre salas de aulas: crônicas e contos". Desde maio de 2022, integra o grupo de estudos "Subjetividade: teoria, epistemologia e metodologia"