Práticas inclusivas no Ensino Superior - uma experiência

Autores

  • Mônica Fátima Valenzi Mendes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP Autor https://orcid.org/0000-0002-1023-3866
  • Profa. Ana Schiemann Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP Autor
  • Profa. Mônica Nascimento Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP Autor

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Formação de professores, Estudantes com deficiência, Transtornos de aprendizagem, Monitoria Inclusiva

Resumo

Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas numa universidade confessional da zona oeste da cidade de São Paulo. O foco é a implantação de um núcleo de apoio pedagógico na perspectiva da Educação Inclusiva criado para fortalecer a política de inclusão de estudantes com deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Desenvolve-se atuação para acolher, adaptar e promover a igualdade de oportunidades por meio de ações como a Monitoria Inclusiva; atendimento à família e aos/às estudantes na tentativa de compreender suas necessidades e fazer os encaminhamentos pedagógicos junto às coordenações de seus cursos. Busca criar parcerias internas e mecanismos de acessibilidade e apoio pedagógico específicos para garantir equidade de acesso, permanência e sucesso acadêmico. Destacam-se os desafios e as perspectivas futuras para a efetivação de uma educação que respeita e valoriza a diversidade. A vivência tem nos indicado que os professores do ensino superior não se sentem preparados para atender às necessidades dos estudantes.

Biografia do Autor

  • Mônica Fátima Valenzi Mendes, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP

    Possui graduação em Pedagogia pela PUC-SP (1989), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (1997) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC-SP (2006). Atualmente é professora titular aposentada da Prefeitura do Município de São Paulo e professora assistente mestre da PUC-SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículos e Metodologia e Prática de Ensino em Língua Portuguesa e Alfabetização, atuando principalmente nos seguintes temas: escola, leitura, currículo, cultura escolar. ID ORCID - 

Publicado

2025-04-11