Práticas inclusivas no Ensino Superior - uma experiência
Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Formação de professores, Estudantes com deficiência, Transtornos de aprendizagem, Monitoria InclusivaResumo
Este trabalho é um relato de experiência sobre as atividades que vem sendo desenvolvidas numa universidade confessional da zona oeste da cidade de São Paulo. O foco é a implantação de um núcleo de apoio pedagógico na perspectiva da Educação Inclusiva criado para fortalecer a política de inclusão de estudantes com deficiência e/ou transtornos de aprendizagem. Desenvolve-se atuação para acolher, adaptar e promover a igualdade de oportunidades por meio de ações como a Monitoria Inclusiva; atendimento à família e aos/às estudantes na tentativa de compreender suas necessidades e fazer os encaminhamentos pedagógicos junto às coordenações de seus cursos. Busca criar parcerias internas e mecanismos de acessibilidade e apoio pedagógico específicos para garantir equidade de acesso, permanência e sucesso acadêmico. Destacam-se os desafios e as perspectivas futuras para a efetivação de uma educação que respeita e valoriza a diversidade. A vivência tem nos indicado que os professores do ensino superior não se sentem preparados para atender às necessidades dos estudantes.