O ensino da Geometria Descritiva para alunos com deficiência visual
Palavras-chave:
Inclusão, Desenho, Geometria Descritiva, Design Thinking, manufatura aditivaResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da segunda etapa de produção do kit didático Geometral Educacional. O Desenho com ênfase na Geometria Descritiva é um conhecimento tão relevante quanto às demais disciplinas e o aluno cego ou com baixa visão, quando têm acesso a este conhecimento de forma mais acessível, é capaz de ser mais autônomo (ABREU, 2014). Por outro lado, a realidade investigativa mostra que existe uma carência de material didático relacionado à Geometria Descritiva que atenda às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. Pensando nisso, o objetivo desta pesquisa visou à elaboração de materiais geométricos adaptados. Logo, este estudo visa analisar o impacto de inovação por meio da maquete manipulável “Quadrante Diedro”, sendo sua produção pautada nos conceitos do Design Thinking, materializado em impressão 3D e validado de forma positiva pelos alunos do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias através da ferramenta quali-quantitativa PERMATUS (DIAS, 2009).