O ensino da Geometria Descritiva para alunos com deficiência visual

Autores

  • José Rodolfo Ribeiro Tavares Colégio Pedro II Autor

Palavras-chave:

Inclusão, Desenho, Geometria Descritiva, Design Thinking, manufatura aditiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados da segunda etapa de produção do kit didático Geometral Educacional. O Desenho com ênfase na Geometria Descritiva é um conhecimento tão relevante quanto às demais disciplinas e o aluno cego ou com baixa visão, quando têm acesso a este conhecimento de forma mais acessível, é capaz de ser mais autônomo (ABREU, 2014). Por outro lado, a realidade investigativa mostra que existe uma carência de material didático relacionado à Geometria Descritiva que atenda às necessidades de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual. Pensando nisso, o objetivo desta pesquisa visou à elaboração de materiais geométricos adaptados. Logo, este estudo visa analisar o impacto de inovação por meio da maquete manipulável “Quadrante Diedro”, sendo sua produção pautada nos conceitos do Design Thinking, materializado em impressão 3D e validado de forma positiva pelos alunos do Colégio Pedro II – Campus Duque de Caxias através da ferramenta quali-quantitativa PERMATUS (DIAS, 2009).

Biografia do Autor

  • José Rodolfo Ribeiro Tavares, Colégio Pedro II

    Doutorando em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Mestre em Design, Tecnologia e Inovação pelo Centro Universitário Teresa DÁvila - UNIFATEA. Mestre em Ciências da Educação pela Universidad Columbia del Paraguay, obteve o grau de qualificação 100 equivalência 5F summa cum laude, título revalidado pela Universidade Católica de Petrópolis. Especialista em Arteterapia em Educação e Saúde pela Universidade Cândido Mendes e em Técnicas de Representação Gráfica pela UFRJ. Membro do grupo de pesquisa Experiências e Ambientes Interativos EAIDADPUC-Rio. Membro ativo do grupo "Red de Investigadores en Diseño" da Universidad de Palermo - Argentina. Colaborador do Laboratório de Design, Tecnologia e Inovação LABDTI da UNIFATEA. Possui graduação em Licenciatura em Educação Artística: Habilitação Desenho pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atuando principalmente nos seguintes temas: Desenho Geométrico, Desenho Projetivo, Geometria Descritiva, Expressão Gráfica, Design Instrucional, Manufatura Aditiva, Design Inclusivo, Tecnologia, Arte, Desenho e Jogos.

Publicado

2025-04-11