Desenho universal da aprendizagem e a ludicidade: uma proposta para o ensino de isomeria óptica

Autores

  • Lucas Caraça dos Santos Discente - SESI Jacareí Autor
  • Alexssandro Ferreira da Silva Instituto Federal de São Paulo - Campus Jacareí - IFSP JCR Autor
  • Profa. Me. Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira Instituto Federal de São Paulo - Campus Jacareí - IFSP JCR Autor

Palavras-chave:

Ensino de Química., Isomeria Óptica., Desenho Universal da Aprendizagem., Transtorno do Espectro Autista., Scratch.

Resumo

Indivíduos com Transtorno do Espectro Autista, dentre muitas especialidades, podem apresentar dificuldades e restrições comunicativas, cognitivas e sociais, manifestando tais características desde a infância. Desta forma, o material didático utilizado no processo educacional de pessoas autistas requer adaptações específicas. Contudo, tal material é de carente disponibilidade, especialmente quando se trata do ensino de química, e mesmo quando existem, tentativas de implementar pautas inclusivas ao ambiente estudantil podem acarretar no problema da segregação educacional. Uma das maneiras de contornar tais empecilhos é por meio de Tecnologias Assistivas, ferramentas que promovem autonomia e acessibilidade à pessoas com deficiência. Portanto, utilizando a plataforma Scratch como principal ferramenta metodológica, o presente projeto objetiva a criação de um recurso de aprendizagem inclusiva para o ensino de química, voltado ao ramo de isomeria óptica, a alunos autistas do ensino médio. Como resultado, obteve-se um projeto inclusivo, animado através da programação em blocos disponibilizada pelo Scratch. O projeto contou com diversas adaptações; como delimitações visuais e destaque de conceitos chave; recursos textuais, visuais e sonoros para explanação do conteúdo, além de um processo de avaliação do aprendizado. Com isso, foi possível observar que a proposta de implementar o Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) foi satisfatória, propondo recurso de igual efeito a todos os alunos. As adaptações implementadas surtiram o efeito esperado, contornando dificuldades que alunos autistas poderiam apresentar, assim como a plataforma Scratch, que se comprovou uma ferramenta metodológica satisfatória ao possibilitar a criação e desenvolvimento do recurso de aprendizagem inclusiva.

Biografia do Autor

  • Lucas Caraça dos Santos, Discente - SESI Jacareí

    Aluno do 3 ano do Ensino Médio atrelado ao curso técnico em informática, atuando em um projeto de extensão direcionado a produção de material didático para alunos com TEA acerca de temas da Físico-química por meio da plataforma de programação SCRATCH.

  • Alexssandro Ferreira da Silva, Instituto Federal de São Paulo - Campus Jacareí - IFSP JCR

    Atuação Profissional: Servidor Público Federal no cargo de Técnico de Tecnologia da Informação no setor da CAE (Coordenadoria de Apoio ao Ensino) no IFSP de Jacareí. Cursando: Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp e Pedagogia (EAD) pela Univesp. Cursos Concluídos: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFSP de Jacareí (03/2024); Pós Graduação: Educação Empreendedora pela (03/2017 a 09/2019) - Polo de Santa Isabel/SP e Gestão Pública Municipal (03/2017 a 09/2019) - Polo de Monte Sião/MG, ambas pela UFSJ/MG; Técnico em Informática (2012-2014) - Polo Pouso Alegre/MG pelo campus do IFSULDEMINAS. Graduação em Administração de Empresas - FADMINAS (2003-2007). Atuação Pesquisa: colaborador em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão usando CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) e Scratch para alunos com inclusão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os trabalhos desenvolvidos são voltados para questões sociais, ciências da natureza e Química, juntamente à profa. Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira (coordenadora do projeto), servidora do IFSP Jacareí/SP e doutoranda no mesmo programa stricto sensu pelo PECIM.

  • Profa. Me. Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira, Instituto Federal de São Paulo - Campus Jacareí - IFSP JCR

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP (2004) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atuação como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Gestão Ambiental na Faculdades Integradas Asmec. Atuação como Técnica de laboratório na Universidade Federal de Alfenas. Atuação como professora de Quimica e Fisica em colégios da rede particular de ensino a nivel médio. Pesquisas de Iniciação científica na área de cadinho cerâmico, oxido de estanho, sinterização, fusão de vidros e otimização, pesquisa a nível de pós graduação na area de resíduos químicos e ensino de quimica. Atualmente atua como professora de Química no IFSP CAMPUS JACAREÍ. Coordeno 2 projetos de pesquisa, 2 de ensino e 1 de extensão, na área de Inclusão de alunos com TEA, atuo como revisora de projetos de Pesquisa e extensão da Instituição (IFSP)

Downloads

Publicado

2025-04-11