Autores
-
ANTONIA OZENIRA DA SILVA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARAHÃO-UEMA
Autor
-
Drª Elizete Santos
Autor
https://orcid.org/0000-0001-8414-1393
-
Profª.Esp. Gildete da Conceição Silva
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA Campus Coelho Neto-MA
Autor
-
Profª.Esp. Norbelina Vieira Fontenele
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/PROFEI
Autor
-
Profª. Esp. Vanessa Santos da Cruz
Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/PROFEI
Autor
-
Profª Vanessa Pereira Rodrigues Assunção
Escola Municipal Moacyr Bacelar
Autor
Palavras-chave:
Autismo; Inclusão; Professor; Aprendizagem.
Resumo
Esta pesquisa visa abordar o papel do professor no processo de ensino e aprendizagem e os desafios na inclusão de alunos com transtorno do espectro autista. O presente estudo é de suma importância porque tem como objetivos específicos apresentar o papel do professor no processo ensino aprendizagem de alunos com - TEA; identificar quais são os principais desafios no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com TEA e descrever algumas metodologias que possam subsidiar o professor para a inclusão de alunos com TEA e mediar no processo de ensino e aprendizagem de forma satisfatória. A pesquisa foi realizada por meio de revisão bibliográfica fundamentada em autores como Manenti (2021), Martins (2012), Mattos (2019), Oliveira (1997) e Santos (2018). A técnica utilizada para a coleta de dados e análise foi em documentos, revistas, artigos e livros. Os resultados obtidos em relação ao tema foi de que o professor tem papel relevante e os desafios enfrentados estão relacionados principalmente a falta de conhecimento do professor para lidar com os alunos como TEA, e existem referências bibliográficas que contribuem significativamente para auxiliar o professor no desempenho do processo ensino aprendizagem dos alunos autistas de forma satisfatória.
Biografia do Autor
-
Drª Elizete Santos
Doutora em História(PPGHistória/UNISINOS), Mestre em Educação (PPGEducação/UNISINOS),Especialista em Psicologia Educacional: Ênfase em Psicopedagogia (PUC/MINAS), Graduada em Pedagogia (UEMA),Professora do Programa de Pós Graduação em Educação Inclusiva- PROFEI. Professora Adjunta do Departamento de Ciências Sociais e Filosofia (Campus/UEMA). Atualmente tem pesquisas nas abordagens de gênero e etnia. Coordenando os projetos de pesquisa voltada para as abordagens étnico raciais, pesquisa sobre os processos de luta e resistência de mulheres negras no mercado de trabalho. Tem realizado pesquisa sobre a inserção de docentes e discentes preta/os e parda/s na região leste do Maranhão. Tem realizado projetos de extensão com crianças da educação infantil sobre etnia indígena, asiática, negra e européia. É membro do grupo de pesquisa GPEMHC ( Grupo de Pesquisa Ensino, Memória e História de Caxias) e Grupo de Pesquisa História do Maranhão.
-
Profª.Esp. Gildete da Conceição Silva, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA Campus Coelho Neto-MA
Especialização em Gestão Escolar pela Faculdade Maranhense - FAM. Especialista em Educação do Campo pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Especialista em Programação do Ensino de História pela Universidade de Pernambuco UPE. Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão UEMA. Graduada em História pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina FAFOPA. Experiências nas seguintes áreas: Professora das disciplinas Pedagógicas nos Cursos de Biologia, Licenciatura e Letras, Licenciatura na Universidade Estadual do Maranhão UEMA Centro de Estudos Superiores de Coelho Neto, de março de 2017 a fevereiro de 2019, e março de 2020 até o presente momento. Tutora Presencial do Curso de Pedagogia Licenciatura, Polo Coelho Neto, Maranhão, de maio de 2019 até o presente momento. Professora da disciplina História em Cursos Técnicos de nível médio: Informática Integrado e Administração Integrado, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão IFMA Campus Coelho Neto, por dois anos, de 15/10/2013 à 15/10/2015. Tutora Presencial do Curso de Especialização em Política de Igualdade Racial no Ambiente Escolar na Universidade Federal do Maranhão UFMA, Polo Coelho Neto, de 01 de abril de 2015 a 31 de julho de 2016. Professora da disciplina História no Ensino Médio na Rede Pública Estadual do Maranhão por 10 anos na cidade de Coelho Neto. Professora da Educação Infantil por 10 anos na Rede Privada no Centro Educacional do Araripe CEA em Araripina, Pernambuco.
-
Profª.Esp. Norbelina Vieira Fontenele, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/PROFEI
Possui Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia, com habilitação em Magistério dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e em Magistério das Disciplinas Pedagógicas do Ensino Médio (2006), pela Faculdade Piauiense- FAP Teresina e Licenciatura em Letras Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2012), pela Universidade Federal do Piauí-UFPI, Especialização em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Piauiense- FAP Teresina, Especialização em Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS pela Universidade federal do Piauí-UFPI, Especialização em Educação Especial pela Faculdade de Ciências Aplicadas Piauiense-FACAPI e Especialização em Ensino de Braille e Tecnologia Assistiva pela Faculdade Futura, Especialização em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa pelo Centro Universitário União das Américas Descomplica e mestranda em Educação Inclusiva-PROFEI-UEMA. Atualmente é professora do Centro Educacional Dr. Fontes Ibiapina na Sala de Atendimento educacional especializado (AEE). Com experiência na Educação básica e superior, com ênfase em Educação Especial.
-
Profª. Esp. Vanessa Santos da Cruz, Universidade Estadual do Maranhão-UEMA/PROFEI
Licenciatura em pedagogia/ licenciatura em Química / ( UEMA). especialista em gestão e supervisão ( Unitins-)/ especialista em ensino de química/ especialista em educação especial com ênfase em educação especial (FACEO). mestranda em Educação Inclusiva ( UEMA/ Profei ).Professora e supervisora da rede municipal de educação de Codó MA .
-
Profª Vanessa Pereira Rodrigues Assunção, Escola Municipal Moacyr Bacelar
FORMAÇÃO ACADÊMICA
- Licenciatura em pedagogia – (UEMA) 2023
- licenciatura em Letras/ Inglês (UEMA) 2014
EXPERIÊNCIA
- Professora na escola Moacyr Bacelar – 2016, Coelho Neto- MA
- Professora na escola Nossa Senhora Santana – 2017, Coelho Neto- MA
- Professora na escola Diego Bacelar – 2018, Coelho Neto- MA
- Professora na escola Moacyr Bacelar – 2021/2023/2024, Coelho Neto- MA
- Professora na escola Benedito Duarte – 2022, Coelho neto- MA
- Professora na escola Cleber Sampaio– 2023 Coelho neto- MA