Autores
-
Luis Gustavo Cardoso
Instituto Federal de São Paulo - IFSP JCR
Autor
-
Alexssandro Ferreira da Silva
Instituto Federal de São Paulo - IFSP JCR
Autor
-
Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira
Instituto Federal de São Paulo - IFSP JCR
Autor
Palavras-chave:
Ensino de Química. Petróleo. Jogos de tabuleiro. Transtorno do Espectro Autista. Comunicação Aumentativa e Alternativa.
Resumo
O processo educacional enfrenta vários desafios que precisam ser estudados para serem propostas alternativas de melhorias, que promovam o acesso de pessoas com deficiência a uma educação equitativa e inclusiva. Através desta concepção, é preciso pensar no uso de materiais e métodos alternativos ao ensino. Neste escopo, o presente projeto visa apresentar a confecção e validação de um jogo de tabuleiro, para o Ensino de conceitos relacionados ao Petróleo. O jogo foi construído utilizando-se materiais de baixo custo, cujas peças compreendem: um tabuleiro, no formato de armazenamento do petróleo bruto e uma torre de destilação para a obtenção de seus derivados, peças que representam os jogadores, regras e cartas de perguntas e respostas. Como forma equitativa de ensino, utilizou-se os princípios da Comunicação Aumentativa e Alternativa, para reconhecimento dos conceitos através de imagens, além da padronização de cores, facilitando a identificação das casas do tabuleiro, com os tipos de perguntas. O processo de validação forneceu feedbacks importantes para tornar o jogo mais acessível, além de mostrar que as regras foram de fácil compreensão. Embora este jogo seja uma potencial ferramenta de ensino, é necessário que haja verificação de suas benesses com alunos com TEA, e a consideração de situações limitantes para sua confecção, teste e execução.
Biografia do Autor
-
Alexssandro Ferreira da Silva, Instituto Federal de São Paulo - IFSP JCR
Atuação Profissional: Servidor Público Federal no cargo de Técnico de Tecnologia da Informação no setor da CAE (Coordenadoria de Apoio ao Ensino) no IFSP de Jacareí. Cursando: Mestrado em Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática pela Unicamp e Pedagogia (EAD) pela Univesp. Cursos Concluídos: Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - IFSP de Jacareí (03/2024); Pós Graduação: Educação Empreendedora pela (03/2017 a 09/2019) - Polo de Santa Isabel/SP e Gestão Pública Municipal (03/2017 a 09/2019) - Polo de Monte Sião/MG, ambas pela UFSJ/MG; Técnico em Informática (2012-2014) - Polo Pouso Alegre/MG pelo campus do IFSULDEMINAS. Graduação em Administração de Empresas - FADMINAS (2003-2007). Atuação Pesquisa: colaborador em projetos de Pesquisa, Ensino e Extensão usando CAA (Comunicação Aumentativa e Alternativa) e Scratch para alunos com inclusão de alunos com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os trabalhos desenvolvidos são voltados para questões sociais, ciências da natureza e Química, juntamente à profa. Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira (coordenadora do projeto), servidora do IFSP Jacareí/SP e doutoranda no mesmo programa stricto sensu pelo PECIM.
-
Ana Paula Kawabe de Lima Ferreira, Instituto Federal de São Paulo - IFSP JCR
Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP (2004) e Mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Lavras (2010). Atuação como professora nos cursos de Licenciatura em Química e Gestão Ambiental na Faculdades Integradas Asmec. Atuação como Técnica de laboratório na Universidade Federal de Alfenas. Atuação como professora de Quimica e Fisica em colégios da rede particular de ensino a nivel médio. Pesquisas de Iniciação científica na área de cadinho cerâmico, oxido de estanho, sinterização, fusão de vidros e otimização, pesquisa a nível de pós graduação na area de resíduos químicos e ensino de quimica. Atualmente atua como professora de Química no IFSP CAMPUS JACAREÍ. Coordeno 2 projetos de pesquisa, 2 de ensino e 1 de extensão, na área de Inclusão de alunos com TEA, atuo como revisora de projetos de Pesquisa e extensão da Instituição (IFSP),