O website "Atlas da Desigualdade Socioeconômica da Baixada Santista" surgiu devido a bolsas de iniciação ciêntífica lecionados pelo Professor Doutor Julio Cesar Zandonadi. Tais bolsas discutiam sobre a segregação socioespacial nos municípios da baixada santista através de mapeamentos gerados com base nos dados do Censo IBGE 2000 e 2010 e com auxilio do software livre Quantum GIS.
Esses mapeamentos gerados contém um carácter informacional muito grande, visto que é feito através de pesquisa científica e com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ou seja, os mapas citados são ótimos para a aprendizagem da segregação socioespacial na região. No entanto, não havia uma forma de disponibilizar e divulgar os mapas. Por conta disso, foi criado esse website: divulgar e disponibilizar para a comunidade, seja interna ao campus Cubatão ou não, os mapeamentos gerados nas iniciações científicas os quais tratam sobre a segregação socioespacial.
os mapas
Como citado anteriormente, os mapas aqui disponíveis foram elaborados com base nos dados do Censo IGBE 2000 e 2010. Por conta disso, há mapeamentos referentes a dois censos de anos distintos: 2000 e 2010.
Dentro dos dados do censo, há as variáveis. As variáveis são, basicamente, sobre o que tal dado fala. Por exemplo, a variável "Pessoas residentes" mostra-rá os dados (quantidade) de pessoas residentes. A informação que um mapa passa é definida pela variável utilizada para mapear o mapa.
Com isso, as variáveis definem o tema de um mapa. As variáveis disponíveis para visualização são sobre contextos de segregação socioespacial (renda, estrutura domiciliar, instrução, raça, etc). São 19 variáveis para o censo de 2000 e 29 variáveis para o censo de 2010.
Visto que os mapeamentos são referentes aos municípios da baixada santista, há mapeamento de cada uma das nove cidades da região: Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente. Ou seja, para cada cidade há mapas do censo 2000 (19 mapas) e censo 2010 (29 mapas).
As informações do mapa são exibidas na parte superior esquerda do mesmo, como mostra a figura abaixo:
1: refere-se ao título do mapa, ou seja, a variável do mapa; sobre o que ele trata.
2: refere-se ao ano das informações presentes mapa, ou seja, o ano do censo em que os dados foram obtidos; de quando é os dados fornecidos.
3: refere-se ao município o qual o mapa retrata; diz a local que foi mapeado.
a visulização dos mapas
Para visualizar os mapas, basta acessar a página "Mapas" no menu acima. Na página, basta escolher o ano do censo do mapa, o muncípio o qual deseja ver mapeado e a variável a qual trata-rá o mapa.
A figura abaixo mostra as opções de escolha para visualizar um mapa:
Em primeiro, deverá ser selecionado o ano (1). Após isso, será liberado a escolha do município (2) e a varíavel (3). Tendo escolhido as opções que deseja visualizar, basta clicar no botão "Visualizar" (4). Com isso, o mapa escolhido será exibido.
ATENÇÃO: Se não forem preenchidas todas as informações do mapa, o sistema informará "erro" e o mapa não será exibido.
No exemplo acima, por exemplo, foi selecionado o ano "2010", município "São Vicente" e variável "Pessoas residentes". Como consequência disso, foi exibido o mapa "Pessoas residentes" de São Vicente do ano de 2010.
o download dos mapas
Caso não deseje visualizar um mapa individual, mas sim fazer o download de um conjunto de mapas, basta ir para a parte inferior da página "Mapas". Abaixo da linha de escolhas do mapa, há uma linha "DOWNLOAD (CONJUNTO DE MAPAS)", como mostra a figura abaixo:
A primeira coluna, denominada "Município" tem como linhas as cidades da baixada santista. Ao lado de cada cidade, há os anos "2000" e "2010", os quais fazem alusão ao ano do censo. Ao clicar em um ano, ao lado do nome de um município, será feito o descarregamento de um arquivo com todos os mapas de uma cidade do censo do ano escolhido.
Ou seja, por exemplo, se for clicado o ano "2000" ao lado de "Santos", será feito o download de todos os mapas de Santos do ano 2000 (19 mapas).
as publicações
Na página "Publicações", é possível acessar textos, em formato PDF, de publicações referentes aos mapeamentos produzidos e sobre o que tais abordam. Essa aba serve para compartilhar as conclusões obtidas com os mapas gerados. Ainda, para proporcionar ao usuário um entendimento sobre o que ele está vendo (os mapas).
Em "Publicações", é disponibilizado uma apostila, a qual instrui a elaborar mapas temáticos. Também são dispobilizados resumos extendidos de congressos participados pelos bolsistas de iniciação científica que elaboraram os mapas. Por fim, há a disponibilização de artigos escritos pelo Professor Doutor Julio César Zandonadi, orientador das iniciações. Esses artigos falam, de forma mais abrangente (de toda a baixada santista, e não só de um município) sobre a segregação socioespacial presente nos mapas aqui presentes.
Para ver qualquer publicação, basta clicar em cima do ícone junto ao título do texto. Com isso, a publicação será aberta para leitura.
os desenvolvedores do website
O website foi elaborado por Raul Sansanoski Rodrigues, Manuela S. O. S. Filadelfo, Sarah Marley V. de A. Pedral e Gisele Leandro de Araujo, estudantes do quarto ano do ensino médio integrado à informática, orientados pelo discente Maurício Neves Asenjo.