Esta apostila foi elaborada a fim de atender a demanda de bolsistas de iniciação cientifica do Campus Cubatão, alunos do curso de Turismo e quais queres outros indivíduos que necessitam e desejam aprender a elaborar mapas temáticos para análise geográfica, com uso dos dados do Censo IBGE - 2010, através do software livre Quantum GIS. Objetiva-se, nessa apostila, ensinar, de forma clara, todos os passos necessários para a realização de mapas temáticos através das ferramentas disponíveis no ambiente do programa.
Elaboração de mapas temáticos e uso do software livro Quantum GIS para análise geográfica.
Tais publicações que seguem foram escritas para o CONICT, congresso de iniciação ciêntífica do IFSP. Nessas, há resumos extendidos sobre o projeto que gerou os mapeamentos os quais estão disponíveis no website.
Artigo escrito para o XVI Simpurb, pelo Professor Doutor Júlio César Zandonadi, o qual "[...] tem como objetivo contribuir com a análise do processo de urbanização paulista e estruturação das cidades. Mais especificamente, o estudo investiga as cidades litorâneas do sul do estado, analisando a estrutura intraurbana centrada na dinâmica de segregação socioespacial, isto é, a separação residencial dos segmentos sociais no seio da cidade. Metodologicamente, pauta-se no uso de dados do Censo IBGE/2010 referentes à distribuição da população, o rendimento, a etnia e o gênero do responsável pelo domicílio, mapeados por setores censitários em relação aos municípios de Santos, Guarujá, Praia Grande e Mongaguá, cujas similaridades baseiam-se no fato de comporem a Região Metropolitana da Baixada Santista e de terem como região limítrofe a orla oceânica, de maneira que a praia é o referencial à produção e apropriação do espaço urbano. Por fim, identifica-se o fenômeno da segregação nestas cidades e seus conteúdos." - ZANDONADI, Júlio C.
Artigo escrito para o XIX Encontro Nacional de Geográfos, pelo Professor Doutor Júlio César Zandonadi, o qual "[...] tem como objetivo central contribuir à análise da urbanização do Estado de São Paulo. De modo mais especifico, se debruçar sobre a urbanização em cidades litorâneas e as dinâmicas de estruturação destas cidades e regiões, dando enfoque a dinâmica de segregação socioespacial." - ZANDONADI, Júlio C.