"A transversalidade da ciência, tecnologia e as inovações para o planeta".
Em 2021, a SNCT ocorrerá no mês de outubro, designado como o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações - que visa mobilizar a população, em especial crianças, estudantes e professores da educação básica, educação de jovens e adultos e educação profissional e tecnológica, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Assim, a SNCT expande sua gama de atividades para ressaltar também a inovação.
O tema para a 18ª SNCT, que ocorrerá no período de 2 a 8 de outubro de 2021 em todo o país, é “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”. A temática visa problematizar as questões que ultrapassam fronteiras, como o enfrentamento do desafio sanitário e humanitário da Pandemia de COVID-19, em busca de construção e execução de ações e políticas cooperadas, integradas e convergentes.
- A transversalidade da ciência e da tecnologia evoca uma concepção de ciência socialmente construída e realizada com a participação de múltiplos atores, trazendo a inovação para a base de concepção dos meios de superação dos grandes desafios globais, nacionais e regionais, considerando os avanços científicos e tecnológicos das diversas áreas do conhecimento para integrá-los e otimizá-los em benefício da humanidade. Além da convergência de interesses, investimentos e esforços para encontrar soluções, é preciso que também as soluções encontradas sejam disponibilizadas a todas as pessoas, contribuindo para reduzir desigualdades sociais nos seus diversos níveis, também de forma transversal e interdisciplinar. Assim, os processos coletivos são construídos com a colaboração de diferentes disciplinas, saberes e linguagens, guiados pelas necessidades e preferências nacionais/regionais/locais, integrando as ciências naturais, sociais e as artes (por exemplo), tendo em vista o bem das sociedades e dos ambientes em que vivem.
- O tema da transversalidade da ciência está alinhado ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS 17 - Parcerias e Meios de Implementação, que objetiva fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. Nessa direção, a soma de esforços e parcerias é considerada vital para o alcance do desenvolvimento sustentável das nações.